REGULAMENTO 2024

FEDERAÇÃO DE BICICROSS DO ESTADO DE PERNAMBUCO

REGULAMENTO GERAL FPEBMX 2024

1° item medalhas até 5° podendo ser opcional troféu.

2° o Campeonato será disputado em  5 etapas
Conforme post do Calendário
Calendário sujeito a mudanças 

3° as inscrições serão encerradas no link na sexta feira que antecede o evento as 20hs, a publicação das planilhas sai na quarta a noite 22hs, até a quinta faremos correções, na sexta publicação final, as planilhas serão geradas com cinco copias e serão enviadas ao organizador do evento, no domingo sobre o risco de ficar de fora quem não fez pelo link.

Usaremos o sistema de corridas Próprio, por isso aconselhamos a usar o link, corremos o risco de não poder corrigir mais nada no Domingo, o pagamento deve ser feito via PIX previamente informado, ou combinado com gestor da prova.
Demais Itens permanecem o do regulamento descrito no Blog
www.fpebmx.blogspot.com.br

Regulamento total do Campeonato Pernambucano de BMX
1 - FILIAÇÃO ANUAL À FPEBMX: (Piloto)
Será conforme filiação da FPC, conforme regulamento FPC.

OBS.: Não é permitido mudar de categoria após o inicio dos campeonatos.
VALOR DA FILIAÇÃO: Conforme valor informado pela FPC.
1.1 - DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA EFETUAR A FILIAÇÃO:
- 01 Cópia Certidão de Nascimento ou da Carteira de Identidade.
- Ficha de filiação à FPBMX devidamente preenchida e assinada pelo piloto e pai ou responsável quando menor de idade.
- Pilotos de outros estados, poderão competir em qualquer etapa desde que apresentem documentos de liberação de sua Federação ou Clube; e não participarão do Ranking Final, caso não participe da quantidade mínima de etapas (04) etapas, sem descartes.
Endereço para envio da documentação:
entregar em mãos no local do evento.

2 - INSCRIÇÕES:
A inscrição deverá ser enviada até às 20:00h da Sexta Feira que antecede a competição, após este prazo as inscrições podrão ser aceitas, com as condições de espaço em planilha, disponibilidade de impressora, entre outras limitações, correndo o risco de ficar sem possibilidades, ainda assim será  cobrado multa de R$30,00
Aceitaremos inscrições avulsas, porem o atleta não participará da premiação do Ranking final do campeonato.
Taxa de inscrição Avulsa: R$80,00 por etapa.
a organização não fornece as placas o atleta é responsável por sua numeração, devendo utilizar a placa como numeração utilizada anteriormente, caso seja sua primeira vez a organização vai sugerir um numero, para que não aconteça repetição de numeração entre atletas. 
atletas de outros estados não terão prioridades de numeração, atletas já ranqueados terão prioridades de escolher seus números.
Para etapa C5 cobraremos feminino e pré bike o valor de R$30,00 para podermos repassar para FPC

DADOS SOLICITADOS NA INSCRIÇÂO
Nome completo;
Data de nascimento;
Categoria – especificar se aro 20”, 24” ou MTB4x;
Cidade, (Estado para pilotos que não são Pernambucanos)
As inscrições de equipes deverão ser enviadas em ordem crescente por categoria através do:
Link no Blog
2.1– VALOR DAS INSCRIÇÕES
2.2 - ENVIADAS DENTRO DO PRAZO: (Até na Sexta 20:00h que antecede a competição)
Expert, Cruiser, MTB 4 Cross: R$ 60,00. se for filiado
Inscrições Feitas Por Equipe terão direito á desconto ficando o Valor R$ 50
Damas ; Free (Gratis) exceto em etapas C5
Elite Men: R$ 100,00 lembrando que deverá ter no mínimo 6 pilotos para que a categoria seja reconhecida, caso não haja o nº. mínimo de pilotos o valor pago a mais para o rateio será devolvido.
2.3 – FORA DO PRAZO (Domingo 9h, Dia da prova) mediante disponibilidade de impressora, vaga na categoria e com possibilidade de ficar fora.
Será cobrado o valor da inscrição mais multa de R$ 30,00
Damas  FREE em etapas PE, porém em etapas C5 CBC será R$30,00 de taxa, caso faça no domingo em provas C5 valor total de R$60,00
3 - COMPETIÇÃO POR EQUIPE E POR CLUBE
A competição por equipe/clube 2024 seguirá as regras e regulamento abaixo. A equipe/clube filiado terá direito de formar uma equipe de 06 pilotos. Os pilotos escolhidos deverão estar devidamente cadastrados na FPBMX em 2024 e poderão marcar pontos somente por uma equipe por etapa.
3.1 – Filiação por equipe/clube à FPEBMX: Anuidade – R$ 0,00 Free
3.2 – Documentação necessária para filiação do clube:
- Estatuto; & Cnpj (Xérox autenticado destes documentos)
3.3 – Valor da inscrição: R$0,00 por etapa:


3.1
 - Em caso de empate entre equipes, os resultados serão decididos da seguinte maneira:
a) - Maior número de pontos ganhos na ultima etapa
b) - Maior número de vitórias na última etapa
c) – Decisão por sorteio - Cara ou Coroa.
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3.2 - Todos os pontos ganhos pelos membros da equipe devem ser remetidos ao escritório para verificação do escore imediatamente após a competição. Estes resultados estão sujeitos a protestos.
3.3 - Na competição por equipe/clubes será válido o resultado de todas as etapas, NÃO haverá descarte.
APÊNDICE 1
As planilhas de corridas obedecerão a seguinte distribuição:
Bateria 1 Bateria 2 Bateria 3
8 2 3
7 6 1
6 3 5
5 1 7
4 8 2
3 5 6
2 7 4
1 4 8
4 - ACERTO FINANCEIRO:
Cada Clube administra sua Etapa
Porém será feito um deposito de R$350,00 por etapa para premiação final.

5 - CATEGORIAS:
As classes serão definidas pelo ano de nascimento dos pilotos e serão disputadas nas seguintes categorias: Expert
(Feminino e Masculino), Cruiser, Elite Men e MTB 4-Cross.
Todas as categorias somente serão mantidas se na primeira etapa contarem, cada uma, com no mínimo 05 (cinco),inscritos, caso contrário a categoria será agrupada com a de idade inferior, com exceção das cruizeres que devem agrupar com as de idade superior, a pontuação do agrupamento vai ser contada de acordo com a pontuação de chegada, no entanto a pontuação final será a da etapa, separada por classe de idade, caso o atleta agrupado esteja em grupo com classificatória e não avance de fase sera feita a colocação pela melhor colocação entre os agrupados.
- Categorias aro 20” - Expert
05/06 Anos Nascidos em 2019 e 2018
07/08 Anos Nascidos em 2017 e 2016
09/10 Anos Nascidos em 2015 e 2014
11/12 Anos Nascidos em 2013 e 2012
13/14 Anos Nascidos em 2011 e 2010
15/16 Anos Nascidos em 2009 e 2008
17/24 Anos Nascidos em 2000 a 2007
25/29 Anos Nascidos em 1999 a 1995
30/39 Anos Nascidos em 1994 a 1985
40/49   Nascidos 1984 a 1975
50 + Nacidos 1974 em diante
Elite Men Critério técnico 17+
Cruiser  até 29 Até 1995
Cruiser 30/39 Nascidos em 1993 a 1986
Cruiser 40/49   Nascidos 1984 a 1979
Cruiser 50+ Nacidos 1973 em diante
Girls 0- 05/08 Anos Nascidas em 2019 a 2016
Girls 1- 09/14 Nascidos em 2015 e 2010
Girls 2- 15+   Nascidos em 2009
MTBX Idades Livres.


OBS.: O piloto poderá se inscrever somente em uma categoria por tamanho de aro.

Exceção aos pilotos que correm Elite aqui e querem levar a pontuação para o Nacional, poderá ser inscrito em duas categorias para levar a pontuação pela categoria por idade.(Opicional)
, também poderar correr em categoria superior a sua idade para manter a intensidade de treinos, nunca em idade inferior, se assim escolher deve manter as duas inscrições até o final do campeonato, a ordem das corridas só serão alteradas com o consetimento do clube anfitrião, ou seja o atleta corre o risco de correr duas baterias seguidas. 6 - CONTAGEM DE PONTOS:
A classificação final para o campeonato Pernambucano será reconhecida somente para os pilotos que participaram de Todas as etapas
Clendário de Provas. http://fpebmx.blogspot.com.br/p/calendario.html
- Na fase final da etapa os pilotos receberão a seguinte pontuação básica:
l.º colocado - 20 pontos
2º colocado - 18 pontos
3º colocado - 16 pontos
4º colocado - 14 pontos
5º colocado - 13 pontos
6º colocado - 12 pontos
7º colocado - 11 pontos
8º colocado - 10 pontos
09° colocado - 09 pontos
10º colocado - 08 pontos
11° colocado- 07 pontos
12º colocado - 05 pontos
13º colocado - 04 pontos
14º colocado - 03 pontos
15º colocado - 02 pontos
16º colocado - 01 pontos
1/4" de finais - 01 ponto

 6.0 - Resultado da corrida

Para definição final do campeonato será considerado o somatório dos pontos de todas as etapas
- Critério de desempate: Caso no final do campeonato, haja empate de pontos entre pilotos, o critério para o desempate será a última etapa.
6.1 – A equipe deverá ser composta por 06 (Seis) pilotos. Os integrantes da equipe deverão ser informados em formulário próprio (APÊNDICE 2) e entregue junto com a documentação de filiação do clube, sendo que deverão ser
escolhidos somente 6 (Seis) para pontuar em cada prova. (APÊNDICE 3)
6.2 – Cada equipe/clube apontará um chefe de equipe, que se responsabilizará por apontar e inscrever os 6 (Seis) pilotos que marcarão os pontos para a equipe em cada competição. Os chefes de equipes poderão
participar do congresso técnico de cada etapa.
6.3 – A inscrição deverá ser enviada após a publicação das sumulas oficiais em formulário o prazo se encerrará 10 minutos antes da 1ª largada, (APÊNDICE 3). será permitida a transferência de pilotos entre equipes. Após a 1º etapa, as equipes/clubes podem acrescentar pilotos, informando em formulário, mediante o pagamento de uma taxa de R$ 30,00 por piloto.
6.4 - Nenhuma equipe poderá ter mais que 2 pilotos Cruiser ou 2 pilotos Femininos.
7 – Pontuação por equipe:
Cada membro da equipe, receberá pontos por cada bateria da fase classificatória (se houver) e da fase final.
a- Os pontos por bateria são distribuídos da seguinte forma:
1º Lugar 10 pontos 5º Lugar 06 pontos
2º Lugar 09 pontos 6º Lugar 05 pontos
3º Lugar 08 pontos 7º Lugar 04pontos
4º Lugar 07 pontos 8º Lugar 03 pontos

8 - DISPOSIÇÕES GERAIS
- Um piloto nunca poderá estar inscrito em categoria inferior à sua. Caso isso ocorra à responsabilidade será do clube, chefe de equipe, dos pais ou do próprio piloto. Sempre, antes do inicio de cada competição deverão verificar nas súmulas se a inscrição esta na categoria correta. O piloto deverá portar documento de identidade em todas as competições (Certidão de nascimento ou RG).

9 - EQUIPAMENTOS DE COMPETIÇÃO
- Antes do treinamento oficial, ou antes, da largada de qualquer competição ou evento, o piloto, sua bicicleta e todos os seus equipamentos de segurança deverão ser inspecionado.
- Equipamentos obrigatórios:
_ Capacete fechado na face;
_ Camisa de manga longa. (As mangas deverão ser até os pulsos);
_ Calça comprida. É recomendado que seja apertada na altura do tornozelo e confeccionada com tecido
resistente;
_ Luvas. Não é permitido o uso de luvas com dedos abertos (Estilo Montainbike)
_ Tênis fechado,

10 - A BICICLETA
- O tamanho das rodas para a competição nas categorias standard será o aro 20, na categoria cruiser serão entre
22 1/2" a 26" e MTB-Cross aro 26".
- Bicicletas da categoria cruiser não podem ser usadas em outras categorias.
- Cobre correntes, porta correia, apoio Freestyle, borboletas, ou qualquer outro acessório não serão permitidos.
- Os eixos não podem sobressair mais de 5 mm da porca da roda, todas as peças devem estar ajustados de acordo com uma bicicleta de competição, ou seja, devem estar firmemente montadas.
11 - GUIDÃO
- A largura máxima do guidão em ambas as categorias (20 e cruiser) é 74 cm.
- A altura máxima do guidão em ambas as categorias (20 e Cruiser) e 30 cm.
- As manoplas devem cobrir ate a extremidade dos punhos.
- Guidão rachado ou deformado não é permitido.
12 - AVANÇO
- Um avanço correto deve girar livremente sobre os rolamentos não devendo ter folgas.
- A altura máxima do avanço será a indicada pelo fabricante do mesmo, se não houver esta indicação a distância será de 5 cm.
13 - O QUADRO
- Muitos tipos de quadros podem ser usados desde que estejam conforme com as regras da FPEBMX e CBBX.
- Quadros rachados ou deformados não são permitidos.
14 - AS RODAS
- Bicicletas standard devem ter aro 20” e bicicletas cruiser devem ter aro 22 ½ e 26” MTB Cross aro 26”.
- Pilotos de 6 anos e menos podem correr com rodas menores.
- Todos os raios devem estar presentes e adequadamente ajustados, não podem provocar folgas no rolamento das rodas.
- Os pneus estar em condições de rodagem de modo a oferecer segurança ao piloto e devem estar inflados a uma pressão suficiente para um rodar seguro.
- Ajustes rápidos nos eixos não são recomendados, mas se estiverem presentes devem estar presos na posição correta.
15 - FREIOS
- Todas as bicicletas de competição devem ter no mínimo um freio traseiro. Este poderá ser a pedal ou freio de mão.
- O braço do freio de pé deve estar apoiado no quadro e fixado com uma braçadeira.
- O cabo de freio traseiro deve estar preso ao quadro.
- Um freio dianteiro pode ser montado se desejado.
- O manete de freio ter a ponta arredondada ou deve ser coberta.
- Todas as pontas expostas do cabo de freio também devem estar cobertas.
16 - BANCO
- Deve ser construído por um material impenetrável.
- Deve ser feito de modo a evitar a penetração do canote no banco.
- O canote, por sua vez deve ser preso ao quadro por uma braçadeira e o parafuso desta não pode sobressair mais do que 5 mm.
17 - PEDIVELA E ENGRENAGEM
- Pedivela pode ser de uma ou três peças. O tamanho do pedivela é opcional, mas não deve ser tão longo que constituía em perigo ao transpor algum obstáculo.

- Os rolamentos da caixa devem rolar suavemente e não podem apresentar folga de lado a lado.
- Os pedais devem estar firmemente montados no pedivela e não devem ter movimentos laterais ao longo do seu eixo. Os eixos devem estar suficientemente retos de modo a suportar o rigor de uma competição. Os pedais de BMX devem ser aderentes, mas não devem ter dentes perigosos.

18 - PLACAS
As placas deverão obedecer a seguinte disposição:
Branco com números Pretos
- Cada bicicleta deve ter uma placa montada no guidão da bicicleta. A parte superior da placa não pode subir além do protetor do guidão.
- As placas devem ser feitas de material plástico ou similar.
- Um piloto deve ter bem amostra seu número de competição, a quebra desta regra resultará na não marcação de pontos.
- Os números devem ter no mínimo 8 cm de altura e 04 cm de largura.
- A área da placa que não for ocupada pelos números deverá ficar livre para o uso de adesivos, mas os números devem permanecer claramente visíveis.

- Qualquer piloto cujo equipamento não esteja de acordo com as regras, na opinião dos inspetores, não poderá competir em qualquer evento e será automaticamente desclassificado.
- Qualquer piloto que não tenha cumprido com todas as instruções dadas a ele pelo inspetor ou juiz de corrida no que diz respeito a seu equipamento não poderá competir.
- O Cadastro 2024 de Numeros Permanentes de Placas deve ser usado por todo Ano, Pilotos devem respeitar o cadastro.
19 - PREMIAÇÃO:
Medalhas de 1º ao 5º Lugar, sendo opcional troféu.
Com o intuito de nivelar a premiação os troféus que serão oferecidos nas provas deverão seguir os seguintes padrões:
Deverá constar no corpo do troféu:
Título da competição, Data, Colocação do piloto e Logomarcas da FPEBMX, Clube e patrocinadores.
Os tipos de troféus deverão estar em concordância com as características peculiares à competição em questão.
- Troféus para os 03 primeiros colocados de cada categoria.
- As equipes inscritas nas provas receberão troféus até a 3ª colocação.
- Na etapa final, além da premiação local, também será entregue a premiação (troféus) do Ranking geral
campeonato para os 3 (três) melhores colocados em cada categoria.
Nota: A premiação do Ranking do campeonato é de responsabilidade da FPEBMX.
20 - CATEGORIAS ELITE
A fim de padronizar a categoria Elite em dinheiro não poderá ser inferior a:
R$500,00 para Elite Men (Por Jurisprudência definido rateio)
Minimo de 06 Participantes.
Nota: Demais competições estaduais (Taças, Campeão dos Campeões e Inaugurações) Fica a Critério do Clube.
Na categoria Elite Men o valor pago pela inscrição será totalmente revertido para o rateio de premiação dos pilotos
da categoria (R$120,00) de cada piloto, deverá ter no mínimo 6 pilotos inscritos/confirmados na competição, estas inscrições não serão contabilizadas no acerto entre a FPEBMX e o Clube anfitrião. será de responsabilidade do clube anfitrião o complemento do valor a ser pago aos pilotos até atingir o mínimo estipulado.
Critério de divisão
1º lugar = 50%
2º lugar = 30%
3º lugar = 20%
OBS. Caso a categoria não tenha a quantidade mínima de pilotos, o valor cobrado pela inscrição bem como a premiação será o mesmo da categoria Expert.
21 - ARBITRAGEM:
O diretor de prova deverá conduzir a competição com total transparência,
Em caso de punição, esta, deverá ser comunicada de forma clara ao piloto e ao chefe de sua equipe e também deverá ser comunicada no sistema de som da pista.
A competição não deverá sofrer atrasos.
No final da prova o arbitro geral deverá fazer um relatório da competição, em formulário especifico disponibilizado pela FPEBMX.
22 - CONFERÊNCIA DAS SUMULAS:
Após a fixação das sumulas os Pilotos e os chefes de equipe terão um prazo máximo de 10 minutos para eventuais correções/alterações.
Para proceder a reclamação deverá ser informado o nº de registro e categoria do piloto;
As sumulas serão fixadas 30 minutos antes do inicio da competição;
22 – Aplicação do regulamento:
Aplicam-se Suplementarmente a este Regulamento o Estatuto de Bicicross do Estado de Pernambuco, bem como normas gerais de competição da UCI .

23- Termos de penalização e causas.
Um piloto que não largar qualquer bateria será marcado como não largou (DNS). A fim de determinar a elegibilidade de transferência, será concedido ao piloto 2 pontos a mais do que os pontos do último lugar para seu primeiro "DNS". Ou seja o número de pilotos na baterias mais 2. O piloto não poderá transferir se não começar mais de um baterias. Para determinar o primeiro "DNS" e para finalidade marcar-se-á como "CR" que significa que foi dado um "crédito" ao piloto para finalizar as baterias. 
1. Um piloto que comece, mas não termine uma bateria será marcado como "não terminou" (DNF) e receberá uma contagem igual ao número de pilotos que começaram a bateria. Este piloto será elegível para transferir à próxima a fase. 
2. Um piloto que comece, mas for desclassificado pelos comissários será marcado como "Relegado” (REL) e receberá uma contagem igual ao número de pilotos que começaram a bateria mais 2. Este piloto será elegível para transferir à próxima a fase. 
3. Se dois ou os mais pilotos em uma categoria terminarem as baterias com contagens iguais, eles serão classificados de acordo com a chegada na última bateria. Entretanto, sempre que se utilizar um sistema de marcação de tempo, o piloto com o melhor tempo será o vencedor.

Item 24 -Causas para ser Relegado;
Cortar caminho pela linha interna das curvas.
Fechar bruscamente na linha de largada (10m iniciais), antes de estar totalmente na frente, ou seja colidindo lateralmente.
Fechar ou mudar a linha de sprint na reta final.
Contato brusco intencional, utilizando cotovelo, pé, mão, olhando para o lado ou para trás com intenção.
Comportamento e má conduta, desrespeitar o arbítro.
Somente o atleta prejudicado deve levantar a mão na linha de chegada e se dirigir ao arbítro. 
dirigentes só poderão protestar mediate o atleta ter levantado a mão na linha de chegada. 
Atletas de 05 a 60 anos não podem ser ajudados na largada.

O Arbíto geral fará uma pronunciamento no microfone da corrida expondo um brifing com essas condições. 

O presente regulamento se aplica a toda competição organizada/controlada pela Federação de Bicicross do Estado de Pernambuco.

25-LOCUTOR OFICIAL:
A FPEBMX, Preocupada com a padronização e com a responsabilidade social recomenda e determina que o equipamento de Som bem como a narração no Parque da Jaqueira seja sempre o do Sr. Gilmar Batista, nas demais Cidades fica ao critério do Clube.

26 - CONDUTA NA PISTA 
 26.1. Os pilotos inscritos para uma competição são os únicos permitidos a correr ou treinar em qualquer parte da pista nos dias da competição, não sendo permitido aos pais ou gerentes de equipe, mesmo de pilotos menores 6 anos entrarem na pista, caso os mesmos precisem de ajuda na largada essa ajuda será dada pelo pessoal do pré-start. 
 26.2. O arbitro geral é a autoridade máxima em toda a competição e tem o direito de impor uma penalidade a qualquer competidor, pai, espectador ou gerente de equipe, nos interesses da segurança ou para a violação destas regras, seguindo as diretrizes descritas na seção VII, parágrafo A. 
 26.3. Se uma corrida for parada por oficiais antes de sua conclusão, os pilotos na corrida devem retornar à linha de largada imediatamente e esperar instruções. 
 26.4. Um reinício será sinalizado por um dispositivo audível. Um retorno de uma bateria de qualificação ou final ocorrerá somente se, na opinião do arbitro geral, o corredor foi afetado adversamente pela interferência de um espectador, de animal ou de outro agente externo. 
 26.5. Se um piloto cair ou for forçado a parar devido a um defeito da bicicleta durante uma corrida, sua primeira responsabilidade será remover-se com sua bicicleta do curso a fim de desobstrução para outros pilotos. Se um piloto não puder ou não se levantar depois que uma queda, somente poderá ser removido por assistentes de primeiros socorros ou com a permissão de um médico licenciado. 
 26.6. Todo o piloto que deixar o curso durante uma corrida deve, não obstante as circunstâncias, voltar ao curso no ponto seguro mais próximo. Não interferirá com o progresso de nenhum outro piloto nem cortará o curso a fim ganhar uma vantagem. Todo o piloto que cortar o curso e ganhar uma vantagem será penalizado por esta infração pelo arbitro geral, seguindo as diretrizes descritas na seção VII, parágrafo A. 
 26.7. Um piloto não fará com qualquer parte do seu corpo ou bicicleta um contato com a pessoa ou a bicicleta de outro piloto durante uma corrida (com a intenção de impedir o progresso deste) para alcançálo ou fazer com que seja alcançado por outro piloto. Uma penalidade por esta infração pelo arbitro geral, seguindo as diretrizes descritas na seção VII, parágrafo A. 
Reconhecidamente o Bmx é um esporte de contato, saber a intenção da colisão é uma tarefa que somente o arbítro poderá afirmar.
 26.8. O piloto que estiver na frente terá o direito de escolher sua trajetória na pista. Quando na reta final, entretanto, o piloto que estiver na frente não poderá obstruir intencionalmente a passagem de outro piloto. Uma penalidade por esta infração pelo arbitro geral, seguindo as diretrizes descritas na seção VII, parágrafo A. 
 26.9. O jogo de equipe ou ajuda a outros concorrentes para ganhar uma posição mais elevada é proibida. Uma penalidade por esta infração pelo arbitro geral, seguindo as diretrizes descritas na seção VII, parágrafo A. 
 26.10. Gerentes de equipes, os pais, e outros da equipe na companhia de um piloto não interferirão na corrida em nome de uma equipe ou de um piloto. Uma penalidade por esta infração pelo arbitro geral, seguindo as diretrizes descritas na seção VII, parágrafo A. 
 26.11. Após ter cruzado a linha de chegada em uma corrida, cada piloto prosseguirá até a área especificada e ficara em frente ao número corresponde com sua posição de chegada. Cada piloto permanecera nessa posição até que esteja liberado por um oficial da corrida. Esta regra não se aplica quando tiver câmera de vídeo em uso na linha de chegada. 
 26.12. Nos primeiros dez metros após a largada o piloto deverá permanecer dentro da faixa destinada a sua posição de largada. Caso isso ocorra será aplicada uma penalidade por esta infração pelo arbitro geral, seguindo as diretrizes descritas na seção VII, parágrafo A.
(paragráfos disponíveis no site da UCI)


Atenciosamente
Vandré Vital.
Presidente.

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